g2h

level

terça-feira, 4 de maio de 2010

araruama monitoramento na lagoa

Lagoa de Araruama terá monitoramento 24h
Garças de AraruamaMaior lagoa hipersalina do mundo, a Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos, será monitorada 24 horas por dia. Será apresentado nesta quinta-feira o projeto do Centro de Monitoramento Permanente da Lagoa de Araruama e do Canal do Itajuru (CMPLA), que liga o mar à lagoa. O objetivo da unidade será analisar, gerenciar e fiscalizar a lagoa através do levantamento físico-químico das águas com o estudo da flora, da fauna e da balneabilidade. Os pontos de análise serão instalados no Dormitório das Garças, no Canal do Itajuru, e nas praias das Palmeiras e do Siqueira.


O CMPLA será montado pela prefeitura de Cabo Frio e funcionará com uma equipe de ambientalistas, um barco para coletar o material para análise e um laboratório, que ficará no Dormitório das Garças, um parque instalado numa área de mangue que foi degradada, recuperada e atualmente é visitada por milhares de estudantes, ambientalistas e turistas.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Carlos Victor Mendes, o CMPLA terá a função de alertar as autoridades sobre problemas que venham por em risco a Lagoa de Araruama, que vem sendo revitalizada com investimentos em saneamento básico nos municípios e ampliação e dragagem do Canal Itajuru:

- A Lagoa de Araruama é fundamental para o turismo da Região dos Lagos e para a sobrevivência de milhares de famílias que vivem da pesca - disse Mendes.

Futuro chefe do CMPLA, o biólogo Mureb de Azevedo disse que, além da lagoa, serão analisados ainda aspectos da Praia do Forte, já que as praias do Peró e das Conchas não recebem despejo de esgotos.

- Com as análises, vamos tentar evitar novas mortandades de peixes, como as que ocorreram em 2005 e 2007, após a mudança de coloração de algas - explicou o biólogo.

Ainda segundo Mureb, o principal problema da lagoa - o lançamento de esgotos in natura - será amenizado a partir do final do ano, quando a concessionária Prolagos vai concluir a estação de tratamento do bairro Jardim Esperança. Assim que o projeto for terminado, todo o esgoto atualmente despejado na lagoa será direcionado para a estação e tratado.

FONTE: http://www.araruama.tur.br/

Postagens populares

Google+ Followers

Google+ Badge